Tudo sobre saúde emocional no trabalho
Você sabia que a nossa saúde emocional é extremamente importante para qualquer atividade que fazemos? Já pensou o quanto ela impacta o nosso dia a dia no trabalho? Diariamente, somos colocados em situações de estresse, pressão e cobrados por produtividade. Não é para menos que o emocional é o que mais sente quando algo não vai bem com a nossa saúde. Então, a questão é: Como cuidar da saúde emocional no trabalho?
Para entender melhor como a saúde emocional pode afetar o seu trabalho, elaboramos este artigo que falará sobre a importância de cuidar do psicológico. Boa leitura!
Qual a importância da saúde emocional?
Primeiramente, podemos definir que uma pessoa saudável emocionalmente, é aquela que sabe manter relações positivas e duradouras com um elevado nível de autorrealização. Mas, como estamos falando especialmente do ambiente corporativo, podemos fazer ligação desse conceito com a forma que o profissional se relaciona com seus colegas de trabalho, superiores e clientes. Além do nível de satisfação com as atividades que realiza na empresa. Falaremos mais sobre isso no tópico abaixo.
A saúde emocional, também se caracteriza pela capacidade de controlar e gerenciar alterações de comportamento que influenciam nossas vidas. Em outras palavras, ela se baseia no equilíbrio e bem-estar do corpo e mente com a nossa vida pessoal e profissional.
O que é saúde emocional no trabalho?
Saúde emocional no trabalho é um assunto muito em pauta atualmente. Pois, as empresas passaram a perceber o quanto é importante que seus funcionários tenham controle de suas emoções e boas relações com os colegas. Claro, além disso, os colaboradores que possuem boa saúde mental produzem mais, são mais engajados, e desenvolver melhor os resultados positivos da corporação.
O fato é que além de tudo que citamos acima, os últimos anos foram marcados por uma grave crise sanitária – a pandemia da Covid-19. O que agravou a saúde emocional de todos e agravou a situação de milhares de trabalhadores. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o Brasil é o país que mais tem pessoas ansiosas em todo o mundo, cerca de 93% da população sofre com esse problema. Isso é praticamente 18 milhões de brasileiros.
Como citamos no início do texto, a saúde emocional é muito importante, pois ela determina como nós lidamos com a nossa vida pessoal e profissional. Abaixo, vamos dar dicas de como você pode manter sua saúde psicológica no ambiente de trabalho. Confira!
Como ter saúde emocional no trabalho?
Sabemos que há inúmeros fatores que causam danos ao emocional e tornam a nossa rotina estressante: transporte público, empregos cansativos, baixos salários, jornada dupla de trabalho, sono ruim, falta de tempo para atividades físicas e lazer e muitos outros que contribuem. Segundo a OMS, o Brasil está no ranking de país com a população mais estressada, perdendo apenas para o Japão. E os dados de 2017 apontam que o fator que mais causa estresse no brasileiro é o trabalho. Além disso, há transtornos como depressão (5º lugar), e a ansiedade, como o país mais em primeiro lugar no globo, como já citamos aqui.
Mas, apesar disso tudo, trouxemos algumas dicas que podem aliviar a sua rotina e tornar o seu emocional no trabalho melhor. Quer saber como cuidar da saúde emocional no trabalho? Então confira abaixo.
- Desenvolva o autoconhecimento
Primeiro de tudo, é necessário fazer uma autoanálise e entender quais são seus potenciais e quais são suas limitações. Assim, você conseguirá ter um controle de suas emoções, pois saberá quais são seus limites (até aquele momento). Além disso, é essencial que você, como profissional, observe suas emoções e as reações que elas afloram. Assim, fica mais fácil perceber a dimensão do que o satisfaz e motiva. Consequentemente, você passará a ter relações mais saudáveis e um convívio mais harmônico com seus colegas de profissão.
- Perceba a forma que se comunica
Comunicação é a base para qualquer relação. Por isso, é essencial que ela não tenha ruídos. Ou seja, é preciso comunicar-se de maneira assertiva e clara – assim você evita conflitos desnecessários. Entender que a falha na comunicação compromete a produtividade e aumenta a perda de tempo e os retrabalhos é fundamental para criar boas relações interpessoais.
- Pratique a resiliência
Profissionais que desenvolvem a resiliência, conseguem se sair bem de qualquer situação, pois não se desesperam diante dos desafios. A pressão, bastante comum no dia a dia de trabalho, também passa a ser um mero detalhe. Saiba que perder o sono por conta de algum projeto, sentir-se ansioso o tempo todo e ficar inseguro com alguma atividade, são sentimentos que desencadeiam o estresse no dia a dia. E são eles que devemos evitar.
- Tenha uma atitude positiva
Essa dica vale para a vida pessoal também, mas no ambiente de trabalho, manter pensamentos positivos pode favorecer e influenciar o humor das pessoas com quem você se relaciona.
- Desenvolva sua inteligência emocional
É fundamental saber controlar as emoções: elas têm influência direta na sua produtividade e nas relações profissionais. Por isso, uma das coisas que inteligência emocional prega (e que você deve aperfeiçoar) é que para manter sua saúde emocional é preciso entender e respeitar as diferenças, compreender suas limitações e a dos outros e também lidar de forma positiva com as situações.
Como manter a saúde mental no home office?
Como se já não bastasse passarmos por uma pandemia e uma crise econômica, o home office chegou como uma certa novidade para muitos profissionais. Várias empresas, com objetivo de diminuir a contaminação pelo vírus, adotaram medidas de distanciamento e até mesmo a exclusão do trabalho presencial, fazendo com que os colaboradores passassem a trabalhar em casa.
Porém, o home office apresentou-se cheio de desafios para todos os profissionais. Um lugar adequado para trabalhar, silêncio, atenção, foco, outros familiares em casa (para trabalhar ou as crianças), aulas à distância e muitos outros. Nunca foi tão necessário ter equilíbrio emocional, por conta do que estava acontecendo no mundo e por todas as novidades que se apresentaram.
A pandemia pode até ter acabado, porém, muitas empresas adotaram definitivamente o home office. Por isso, separamos 5 dicas que podem te ajudar a manter a saúde emocional longe do trabalho presencial. Confira!
- Crie uma rotina assertiva: quando se há uma rotina, seu corpo entende os horários de cada atividade. Sabemos que é um desafio enorme trabalhar com crianças em casa ou quando o seu lar está bagunçado, porém, é importante que seus afazeres domésticos não interfiram o expediente. Por isso, a nossa dica é: estabeleça metas e atividades a serem cumpridas ao longo do dia. Não vise prazos impossíveis nem demandas que estipulem os horários estabelecidos. Se você sentir que não está dando conta das demandas, avise a empresa.
- Preste atenção no tempo que você passa nas redes sociais: é inevitável dar uma olhadinha no celular e nas redes sociais, não é mesmo? Porém, a distração pode comprometer o seu rendimento e até levar a procrastinação. Além disso, elas estão repletas de fake news, e isso pode comprometer a sua saúde mental. A dica é averiguar em sites confiáveis as notícias antes de tomar como certas.
- Alimente-se de forma saudável: essa dica você já deve ter visto em vários outros lugares e aspectos da sua vida. Mas, é verdade! Alimentar-se de forma saudável e adequada ajuda a manter o foco, sentir-se motivado e feliz. Não esqueça de beber no mínimo dois litros de água por dia. Além disso, bons hábitos alimentares ajuda no sistema imunológico.
- Pratique exercícios físicos: Assim como a dica acima, praticar exercícios físicos está na lista de coisas que contribuem muito para a saúde mental. Procure vídeos no YouTube de exercícios rápidos e alongamentos. Meditar também é uma opção, nos casos de você estar sozinho em casa. Fazer uma caminhada após o expediente pode ser muito agradável para se desligar do trabalho.
- Aproveite a família e os momentos de lazer: quando estiver com a sua família ou em um momento de lazer, não pense no trabalho. Se possível, deixe o celular no silencioso ou até mesmo desligado. É fundamental separar um momento para fazer coisas que se gosta, como: ler um livro, jogar videogame, passear no parque, organizar um almoço em família e amigos, etc. A lista é grande, e cabe a você dedicar-se um momento para sentir-se bem.
O que pode estar causando tantos danos à saúde emocional dos profissionais?
De fato, há inúmeros transtornos que podem causar danos à saúde emocional dos profissionais. Como:
Além desses citados, podemos destacar que o mercado de trabalho é um cenário de alta competitividade, cobranças diárias, baixos salários, metas para bater e prazos apertados. Se isso for somado aos problemas pessoais, aí tudo vira uma grande bola de neve.
E sabemos, o emprego ocupa boa parte do dia dos trabalhadores, afinal, a maioria se dedica as atividades por cerca de oito horas diárias, seja de forma presencial ou virtual. Ninguém está livre da sobrecarga emocional, mas cabe a nós mesmos ir atrás de alternativas que possam ajudar a minimizar os impactos negativos do dia a dia. Esperamos ao fim desse artigo você saiba como cuidar da saúde emocional no trabalho.
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Por fim, se você está em busca de oportunidades no mercado de trabalho, dê uma olhada nessas vagas que separamos. Por fim,
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Fonte: Blog do BNE / https://blog.bne.com.br/