Algumas cidades do Piauí registraram chuva na tarde desta terça-feira (26). Vídeos enviados mostram que uma precipitação forte com vendavais foram registradas na cidade de Alto Longá, que fica a aproximadamente 77 km de Teresina. Também houve registro de chuva em Campo Maior, que fica a cerca de 80 km da capital. Por lá, ruas ficaram com correntezas por conta da força da água, mas não houve registro de maiores ocorrências.
Para o climatologista da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, as chuvas neste período não são incomuns. Um dos fatores que justifica a formação de nuvens neste período é justamente por conta das altas temperaturas que favorecem as precipitações.
‘Quando nós temos um acréscimo de calor, ou seja, a gente tem um valor termodinâmico, as nuvens se formam com maior velocidade, e aí os temporais, antes localizados de pequeno volume, tendem a ser mais agressivos no quesito vento”, disse o especialista.
Nos últimos dias, o Piauí tem registrado altas temperaturas que tem ultrapassado os 40º em algumas cidades. O período conhecido como BRO-Bró se caracteriza pelo calor e tempo seco. Para o climatologista, as chuvas neste período costumam ter valores menos expressivos, que podem ir aumentando até a chegada do tradicional período chuvoso.
“Todo período que antecede a estação chuvosa comporta alguns tipos de chuva, só que são chuvas com valores desprezíveis, essa é uma condição de normalidade, em volumes que vão crescendo à medida em que a gente avança para a quadra chuvosa que começa em janeiro”, disse.
Na segunda-feira (25), chuvas e vendavais atingiram a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. Por lá, a força dos ventos provocou destruição e atrapalhou a programação dos festejos na cidade.
Fonte: CidadeVerde