Oeiras, 280 km ao Sul de Teresina, foi a cidade mais quente do país na segunda-feira (2). O município registrou temperatura máxima de 41,6°C e apenas 10% de umidade do ar, às 16 horas de segunda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça (3), o Piauí entrou na 3ª onda de calor do ano.
Na semana passada, mais precisamente no dia 25 de setembro, a cidade registrou a maior temperatura da história, desde o início das medições, com 42,4°C. O último registro de temperatura tão alta no município ocorreu em 2016.
Na segunda (2), outras cinco cidades registraram temperaturas acima dos 40°C. Elas foram: Floriano, com 41,3°C; São João do Piauí, com 41°C; Bom Jesus do Piauí, com 40,6°C; Alvorada do Gurguéia, com 40,6°C, e Piripiri, com 40,5°C.
A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), disse que, a partir desta terça (3), a temperatura em grande parte do estado deve ficar cerca de 5°C acima da média por período de dois a cinco dias.
“Outubro será o mês mais quente desse último trimestre. Existe a possibilidade de novos recordes de temperatura e a tendência da umidade relativa do ar é de permanecer com índices abaixo dos 30% em todo o território”, afirmou a climatologista.
Fonte: G1-PI