Prefeito Raimundo Júlio esclarece sobre lei ambiental e destaca avanços em Queimada Nova

O Prefeito de Queimada Nova Raimundo Júlio, acompanhado de parte de sua equipe de gestão, esteve participando, na tarde deste domingo (10/09/2023), de uma entrevista na Rádio Queimada Nova Educativa FM, para esclarecer informações distorcidas que foram divulgadas sobre um projeto de lei aprovado nos últimos dias.

A lei em questão trata do Licenciamento Ambiental que, após a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, passará a ser emitido no próprio município de Queimada Nova, e não mais na Secretaria Estadual, em Teresina, como ocorre atualmente. A criação trará maior comodidade e rapidez para as pessoas e empresas que necessitarem do referido documento.



Os esclarecimentos foram necessários após a divulgação de informações destorcidas, afirmando que o município aplicaria taxas indevidas e que faria uma severa fiscalização, o que não é verdade. Conforme o Prefeito Raimundo Júlio, tudo não passa de um ato de politicagem: “nossa gestão está a frente do município a quase 7 anos e a população queimadanovense sabe que jamais seriamos capazes de implantar algo que viesse a prejudicar o nosso povo, nosso compromisso sempre foi com o trabalho, em busca de melhorias para Queimada Nova”.

Ainda durante sua fala, o gestor municipal mencionou algumas ações que estão em andamento no município de Queimada Nova, como por exemplo as obras de calçamento em fase de conclusão nos Povoados Capim e Cantinho, assim como a previsão de início na sede e no Povoado Jacu, que proporcionarão maior qualidade de vida aos beneficiados. Também destacou que, em breve, a gestão estará entregando uma retroescavadeira para a frota municipal.

Além do Prefeito Municipal, também marcaram presença na entrevista, o Presidente da Câmara Municipal Gilmar Macedo, Vereadores Geovaldo, Josimar, George e Zeane e o Gestor Ambiental do Sistema Municipal de Meio Ambiente de Afrânio-PE Eliomar Pereira, que também prestará serviços no futuro sistema de Queimada Nova.

“Tenho orgulho em fazer parte desta gestão comprometida com a população do nosso município e, principalmente, comprometida com a verdade. Fico muito triste com esse ato de politicagem, de espalhar informações que fogem da realidade para tentar se promover, mas ficamos tranquilos, pois o bem sempre vence o mal. Saiu histórias que agora para se fazer qualquer coisa, um pequeno agricultor estaria sujeito a fiscalização da Prefeitura, o que é mentira. Não haverá obrigatoriedade de taxa ou fiscalização, são comentários maldosos”, enfatizou Gilmar Macedo, Presidente da Câmara Municipal.

O Presidente do Poder Legislativo ainda mencionou exemplos do dia a dia, como abertura de estradas vicinais e perfuração de poços por convênios da CODEVASF, empresas de energias eólicas e até mesmo a CAPRINOVA, que estava tentando colocar o abatedouro para funcionar e encontrando entraves na emissão das licenças. Em todas essas situações, o licenciamento poderá ser feito em Queimada Nova, e não mais em Teresina, em um órgão que apresentava demora, devido a sobrecarga e baixo número de funcionários.

Durante a entrevista, o Gestor Ambiental do Sistema Municipal de Meio Ambiente de Afrânio-PE Eliomar Pereira ressaltou a importância da lei municipal e mencionou que, no município pernambucano, a experiência tem sido exitosa: “as empresas que executaram obras importantes na gestão do Prefeito Rafael já conseguiram emitir a licença sem precisar se deslocar até outras cidades, dando maior agilidade. Outro exemplo relevante é que a CAIXA tem dado prioridade aos municípios com o Sistema Municipal de Meio Ambiente na liberação e implantação do MINHA CASA, MINHA VIDA. Em Afrânio, você pode perguntar a qualquer agricultor(a), ninguém tem nada negativo a falar sobre a lei municipal”.

Fotos: Rafael Ferreira

Texto: Diário do Itaim


Emprega Trabalhador

Emprega Trabalhador

O atendimento ao cliente deve ser seguido pelo atendimento ao cliente

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: